Nozes, castanhas & cia.

Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são grandes fontes de nutrientes
Entre um papo e outro com os amigos, no final da tarde ou como aperitivo, as frutas oleaginosas - nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, entre outras - são ótimos petiscos.

Saudáveis e práticas, são fontes de fibras, vitaminas e minerais, como o potássio, o selênio, o magnésio e o zinco.

Elas também atuam como poderosos antioxidantes e, por isso, combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a diversas doenças.

Além disso, as frutas oleaginosas são responsáveis pela diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.

Porém, nada de exageros! Apesar de repletas de nutrientes, elas são riquíssimas em calorias. O ideal é que você não consuma mais do que sete unidades (85g) ao longo do dia, a fim de controlar o seu peso. Veja agora as propriedades das principais frutas oleaginosas.


Propriedades
• Nozes
São ricas em vitamina A (antioxidante), C (antioxidante) e E (antioxidante). Também são fontes de potássio (combate a hipertensão). 

• Amêndoa

Contém ácido fólico (diminui o risco de tumores), niacina (reduz o colesterol), potássio e vitamina E.

• Avelã
Rica em cálcio (fortalece os ossos e os dentes), vitamina E e potássio.

• Castanha de caju
Possui ácido fólico e vitamina E.

• Castanha-do-pará
Rica em vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo (garante disposição), selênio (antioxidante), magnésio (melhora o funcionamento dos músculos) e ômega 3 (protege o coração).

Texto: Vanessa Cusumano