Dicas de Beleza
Porque o mundo quer ficar mais bonito
CabeloCorpoRostoSaúdeTest driveMais
Definir como Página Inicial Imprimir conteúdo Entre em contato Adicionar aos Favoritos RSS

Language



Usuário:
Senha:


Entrar




Rosto / Dia-a-dia
Faça o teste e descubra: sua pele é normal, oleosa, seca ou mista?

Cada tipo de pele exige cuidados específicos

Responda rápido: qual o tipo da sua pele? Normal, oleosa, seca ou mista?

Ficou na dúvida? Não se preocupe! Nós chamamos a dermatologista Mônica Linhares, do Espaço Saúde Rio, para te socorrer! Ela preparou um teste super simples que também vai te ajudar a saber mais sobre as características da sua pele.

De quebra, Mônica indica quais produtos e tratamentos escolher. Pronta para o teste? Então, vamos lá!



Teste: Qual o seu tipo de pele?

Tendo como base a aparência da sua pele, escolha uma única alternativa em cada grupo:

Grupo 1 – Sua pele é:
A) Lisa e suave
B) Espessada e granulosa
C) Desidratada e sem brilho
D) Desidratada e brilhante em algumas áreas
 
Grupo 2 – Sua pele tem:
A) Poros dilatados e pouco visíveis
B) Poros dilatados, visíveis e com tendência a cravos e espinhas
C) Poros fechados e tendência à irritação
D) Poros dilatados e tendência ao ressecamento
 
Grupo 3 – Sua pele hoje:
A) As secreções estão em equilíbrio
B) Aumento da quantidade de oleosidade
C) Lubrificação diminuída
D) Apresenta áreas muito oleosas e outras áreas mais ressecadas

Resultado:

Se a maioria das respostas foi a letra A
Pele normal
Características:
Sua pele tem uma textura lisa e suave. Os poros são poucos dilatados e menos visíveis. As secreções sebáceas e sudoríparas estão em equilíbrio.
Produtos e tratamentos: Sua pele deve ser limpa com um sabonete suave, de preferência livre de sabão. Você pode utilizar um tônico com pH próximo ao da pele e com baixa concentração de álcool para ajudar na limpeza. O hidratante deve ser leve e ter fórmula fluida. Use filtro solar com FPS no mínimo de 30, com proteção UVA e UVB, formulado em creme e com textura leve.

Se a maioria das respostas foi a letra B
Pele oleosa
Características: Sua pele é seborréica, brilhante e espessada. A textura é granulosa. Tem forte tendência a ter cravos e espinhas.
Produtos e tratamentos: Sua pele deve ser lavada com água fria, pois a quente aumenta a oleosidade. Sabonetes líquidos com agentes para controle da oleosidade e de ação secativa são boas pedidas na hora da higienização. Lembre-se: um bom esfoliante ajuda no controle da oleosidade. Se quiser, aplique um tônico com ação adstringente ou descongestionante após a limpeza. Já a hidratação deve ser feita com agentes fluidos e livres de óleo. A fotoproteção, por sua vez, deve ser em gel ou com textura seca ao toque. Se você tiver acne, use cremes secativos. O segredo é optar sempre por produtos não comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros.

Se a maioria das respostas foi a letra C
Pele seca
Características:
Sua pele apresenta um aspecto desidratado. Tem muita sensibilidade ao vento e ao frio. Tende a apresentar prurido, ressecamento e eczema. Às vezes apresenta uma descamação fina. Sua pele se mostra "quebradiça” e opaca.
Produtos e tratamentos: Use sabonetes com o mesmo pH da pele, que gira em torno de 4,5 e 6.0. Evite usar sabonetes abrasivos, pois eles acabam piorando o ressecamento. Aplique diariamente poderosos hidratantes com ativos como ácido hialurônico, vitamina C e uréia. À noite, use esfoliantes, alternando o uso com cremes nutritivos. Não se esqueça ainda de usar filtro solar diariamente, de preferência em creme.

Se a maioria das respostas foi a letra D
Pele mista

Características: Sua pele apresenta áreas de ressecamento e áreas mais oleosas principalmente na região da testa, nariz e queixo, região conhecida como Zona T.
Produtos e tratamentos: Use sabonetes para pele oleosa e mista, que podem ser encontrados facilmente em farmácias por um bom preço. Não dispense o hidratante, que deve ser fluido e não comedogênico. Filtros solares em gel ou oil free (livre de óleo) são ainda as melhores opções.

Texto: VC


Veja também

>> Você sabe aplicar seu creme facial?
>> Os dilemas da pele mista
>> Faça seu próprio balm labial!

Compartilhe no Twitter - Início Compartilhe no Orkut - Início Compartilhe no Facebook - Início Compartilhe no Delicious - Início Compartilhe no MySpace - Início Compartilhe no Google - Início Compartilhe no Digg - Início Compartilhe no LinkedIn - Início Enviar por e-mail



Acessar categoria cabelo Acessar categoria corpo Acessar categoria rosto
Acessar categoria saúde Acessar categoria test drive Acessar o Shopping E-LINDA


Início - Quem somos - Política de acesso - Seja nosso parceiro - Contato

Copyright e-Linda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Enviar por e-mail