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Saúde / Alimentação
Salada à vontade?
Saladas coloridas e com pouca gordura são a melhor pedida 
Você acredita que pode comer salada à vontade sem se preocupar com a balança ou com o colesterol? Bem, se você pensa assim, está na hora de aprender algumas coisinhas em relação ao saboroso e colorido mundo das saladas.

Embora sejam necessárias para uma boa alimentação, normalmente elas são regadas com muito azeite, recebem queijos e levam creme de leite no molho. Portanto, podem ser bem calóricas e ricas em gorduras.

Saiba que ao combinar azeite e alimentos menos calóricos, como as hortaliças, o teor de gordura do prato sobe. Nem tudo está perdido, no entanto, uma vez que isso não significa que a salada se torna prejudicial à saúde. Vale lembrar que o azeite faz parte da turma de gorduras benéficas, mas deve ser consumido com moderação, pois não deixa de ser rico em calorias.

Algumas outras dicas podem te ajudar na hora do preparo. Veja!

Cores

Procure caprichar na mistura de ingredientes. Coma com os olhos! Quanto mais colorida for a sua salada, mais benefícios para você. Use diversos tipos de folhas de uma só vez. Experimente em uma mesma salada: alface, agrião, acelga, rúcula, almeirão e radichio. Vale misturar diferentes tipos de alface também, como a crespa, a lisa, a americana e a roxa. Enriqueça o prato com lentilha ou feijão e soja cozidos. Inclua legumes: cenoura, batata, beterraba, berinjela e abobrinha.

Temperos

Existe uma máxima que diz: “Quem não gosta de salada é porque ainda não experimentou um bom tempero.” De fato, a combinação correta deixa o prato delicioso. Lance mão de azeite (com moderação), vinagre de vinho tinto ou branco, vinagre balsâmico, suco de limão e molhos à base de iogurte. Abuse ainda de ervas como endro, coentro, manjericão, mostarda, hortelã, salsinha e erva-doce. Para quem não quer ter trabalho, a dica é procurar temperos prontos de baixo valor calórico, à venda nos supermercados. Outra opção é recorrer ao simples limão com sal. Mas atenção: só tempere a salada na hora de servir.

>> Aprenda a preparar uma saborosa salada de folhas

Fique de olho

• Muita gente pensa que a Caesar´s Salad é inofensiva, porém, ela leva croutons assados banhados em azeite, queijo parmesão e aliche, todos ricos em gorduras.

• Carpaccio também possui bastante azeite e, no geral, leva queijo parmesão. Gorduras a vista.

• Fatuche a Tabule são menos calóricos por levarem hortaliças, poucos carboidratos e azeite frio.

• A Salada Alemã é umas das mais calóricas, mas seu teor de gordura não é tão alto em função da quantidade de carboidratos (batata).

• A Caprese possui basicamente tomate e muçarela de búfala. Uma salada inocente, portanto, certo? Errado. Ela é sempre regada com muito azeite. Mesmo rica em gordura polinsaturada, ela engorda se consumida em excesso.

• Para ousar, acrescente frutas à salada: abacaxi, maçã, manga e o que mais sua imaginação mandar. O gosto da mistura surpreende.

• Pensando em preparar uma salada que vale como prato principal? Além das folhas, acrescente proteína (algum tipo de carne) e carboidrato (batata). A combinação garante todos os nutrientes contidos numa refeição.

Texto: Vanessa Cusumano


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