Dicas de Beleza
Porque o mundo quer ficar mais bonito
CabeloCorpoRostoSaúdeTest driveMais
Definir como Página Inicial Imprimir conteúdo Entre em contato Adicionar aos Favoritos RSS

Language



Usuário:
Senha:


Entrar




Cabelo / Dicas
O pH e o seu cabelo: uma relação visível
O pH de um produto é fundamental para um cabelo bonito e saudável 
O nome é complicado: potencial hidrogeniônico. Mas a sigla é uma velha conhecida de quem está acostumado a cuidar dos cabelos: pH. E ele nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade de um meio e vai de 0 a 14, sendo: 0 a 6.9 ácido, 7 neutro e de 7.1 a 14 básico ou alcalino.

E o que ele tem a ver com o cabelo? Bom, o pH é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios. Como? É o que você vai entender agora!

Quanto mais alcalino o pH, mais as cutículas do cabelo se abrem. As químicas de transformação, por exemplo, são alcalinas, pois é preciso abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração do ativo.

O pH alto, porém, danifica o cabelo, que se torna áspero, quebradiço e ressecado. Para se ter uma idéia, o cabelo dissolve quando submetido algum tempo a um pH próximo de 13. Daí a importância de se usar cosméticos com o pH mais baixo (ácido) depois do alisamento. 

O pH ácido ajuda a fechar as cutículas do cabelo, reter a cor (no caso de cabelos coloridos), a química e restaurar a integridade dos fios, mas não deve ser nunca menor do que 2,5.

Grosso modo, podemos dizer que um cabelo bonito e saudável tem um pH ácido. Já um fio danificado, seja pela química ou pelo uso de produtos inadequados, está com o pH alcalino. Neste caso, é possível reequilibrar os fios a partir da restauração do pH, que você faz usando os cosméticos certos (ácidos).

O pH ideal

O ideal é que o pH do seu xampu gire em torno de 5, ou seja, que ele seja ácido - como seu couro cabeludo -, mas capaz de abrir as escamas do fio para promover a limpeza. Já a máscara e o condicionador ideais devem ter o pH mais baixo (em torno de 4). Por este motivo, é importante usar xampus, máscaras e condicionadores da mesma linha. Assim, você tem a certeza de que o pH do condicionador - que você usa por último, depois da máscara -, é realmente mais baixo que os índices do xampu e da máscara e será capaz de fechar pra valer as escamas do cabelo. Quando isso acontece, os fios ganham uma aparência saudável com brilho e maciez, o que acaba neutralizando os efeitos do tempo e dos processos químicos.

Fique de olho

• Quando falamos em cabelo, ao contrário do que muita gente pensa, produto ácido nem sempre é produto perigoso. A função do produto capilar ácido é fechar as escamas do cabelo; o oposto do alcalino (que abre a fibra capilar). O pH ácido só se torna prejudicial para os fios quando é muito baixo (em torno de 2,5).

• Xampus infantis foram desenvolvidos para as crianças, não para os adultos. Muita gente acredita que o pH desses produtos é neutro e, por este motivo, seria ideal para adultos. Na verdade, o pH do xampu infantil é neutro em comparação com o pH do couro cabeludo da criança, que é naturalmente alto (em torno de 7,5) e diferente do nosso (em torno de 5). O pH do xampu infantil é alcalino e, por isso, abre demais as escamas do cabelo adulto. O resultado você já sabe: fios secos, ásperos e sem brilho.

• Se o pH não vier estampado na embalagem do produto, entre em contato com o fabricante para saber o valor correto do índice.
 
Texto: Vanessa Cusumano


Veja também

>> Não caia nessa!
>> Desvendando o mito: xampu com ou sem sal?
>> Por que usar condicionador?

 
Compartilhe no Twitter - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no Orkut - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no Facebook - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no Delicious - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no MySpace - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no Google - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no Digg - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Compartilhe no LinkedIn - O pH e o seu cabelo: uma relação visível Enviar por e-mail



Acessar categoria cabelo Acessar categoria corpo Acessar categoria rosto
Acessar categoria saúde Acessar categoria test drive Acessar o Shopping E-LINDA


Início - Quem somos - Política de acesso - Seja nosso parceiro - Contato

Copyright e-Linda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Enviar por e-mail